ABC DO SUS
SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
ABC DO SUS
DOUTRINAS E PRINCÍPIOS
Brasília/DF
1990
ABC do SUS - Doutrinas e Princípios
APRESENTAÇÃO
O Ministério da Saúde entrega a primeira cartilha do Sistema Único de Saúde - SUS, compreendendo suas doutrinas e seus princípios, inspirados na Constituição e na Lei Orgânica da
Saúde.
Estão aqui consagradas certamente as aspirações de milhões de brasileiros que desejam um
SUS que resgate a dignidade do setor saúde em todos os níveis, com descentralização, hierarquização, universalização e certamente com eficiência e resolutividade.
Para elaborar este documento a Secretaria Nacional de Assistência à Saúde -SNAS recorreu à participação de instituições e profissionais de saúde que se empenharam em definir, numa linguagem simples e direta, o que devemos fazer para tornar o SUS modelo aplicado de saúde, confiável e com credibilidade.
Foram valiosas as sugestões recolhidas do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de
Saúde - CONASS e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, bem como das equipes mobilizadas pela própria Secretaria para que houvesse um consenso do mais amplo possível e a deliberação de que precisamos avançar para darmos consistência às ações de saúde. A primeira cartilha consagra “Doutrinas e Princípios” e a segunda, “Planejamento Local”, a terceira, “Nomenclaturas, Parâmetros e Instrumentos de Planejamento”, a Quarta, “Comunicação
Visual do SUS”. Desta forma, o Ministério da Saúde coloca à disposição de todos os integrantes do
SUS o conjunto inicial das ações, atitudes e atividades que necessariamente serão implantadas.
Esta missão requer de todos nós um esforço redobrado, principalmente dos que estão nas atividades de ponta. A saúde desceu no Brasil a níveis de desconforto e desesperança. Cada mudança que operarmos no âmbito do SUS será um gesto de compreensão e grandeza para retirá-la da inação e da ineficiência.
Aos