abc de r
A noite é um espetáculo de luzes. A fachada muda de cor a intervalos constantes e há uma fonte de água e fogo, de tal modo que se você por a mão, não queima. Com técnicas de última geração, eles conseguem alimentar a água com oxigênio e fazer incidir fogo sobre si.
O arquiteto Tom Wright, da empresa de consultoria de design e engenharia "Atkins", disse que o cliente queria criar um ícone para Dubai, um edifício que se tornaria sinônimo de lugar, assim como a Torre Eiffel se tornou para Paris ou o Cristo Redentor para o Rio de Janeiro. Assim ele fez o primeiro desenho sobre o conceito Burj Al Arab (abaixo a esquerda) e juntamente com o modelo 3D simples (a direita) convenceu o cliente de que a torre deveria ser construída.
Como podem ver, o hotel se parece muito com uma vela de barco e essa realmente é a intenção. Foi feito à semelhança de um dhow, tipo embarcação árabe. O complexo começou a ser construído em 1994 pela construtura Murray e Roberts em parceria com a também construtora Al Habtoor e foi concluído em 1999. Está situado sobre uma ilha artificial construída a cerca de 280 metros da costa, cujo acesso se dá através de uma pista levemente encurvada ou por helicóptero. Dos 5 anos que levaram para construir todo o complexo hoteleiro Burj Al Arab, 3 foram para fazer a ilha. Ela é triangular e protegida por um concreto armado especial, que é inclinado e perfurado para absorver os impactos das ondas e não deixar entrar água na ilha.
Detalhes da Estrutura
1 - Quadro do Exoesqueleto
2 - Armação
3 - Espinha Central
4 - Membrana
Detalhes da Construção
1 - Superestrutura de concreto
2 - Braçadeiras
1 - Análise das armações
Suspensórios diagonais de aço / Resistências das forças laterais
2 - Análise das