educação ludica
Curso: Pedagogia – LUicenciatura
Disciplina: Educação Lúdica.
Título da Atividade: Elaboração de Sequencia Didática.
Andreia Benites Peres
RA: 441429
Cristina Vieira De Lima
RA: 425689
Dandára Fernanda Zorzzetti Pachoato
RA: 415200
Ivete Brandão De Oliveira
RA: 432729
Tutor à distância: Ma. Adriana Rodrigues Da Silva
Eldorado – MS/ 2014
Data de entrega: 6 de novembro/2014
INTRODUÇÃO
Um trabalho com esse tema, nos proporcionou uma volta ao passado, onde relembramos nosso tempo escolar e de que forma a Educação lúdica nos trouxe mais prazer na aprendizagem. Os brinquedos, jogos e brincadeiras são vistos como suporte para a ação. O brincar favorece a posse de habilidades e conhecimentos As brincadeiras lúdicas desenvolve o autoconhecimento, relacionamento interpessoal, desinibição e criatividades das crianças .
BRINCADEIRA
Bolinha de Gude
É uma brincadeira infantil muita praticada pelos meninos, principalmente nas ruas, porém e vivenciadas em algumas escolas. Sua origem é milenar alguns historiadores, acreditam que sua origem esteja ligada aos egípcios. A brincadeira chegou ao Brasil através dos portugueses, seu nome varia de acordo com cada região do país, onde recebe denominações como peteca, xímbra entre outros. A brincadeira contribuirá diretamente no desenvolvimento da coordenação motora da criança, principalmente da motricidade fina, pois quando se brinca se executar várias vezes o movimento de lançar a bolinha de gude, o que permitira uma melhora na destreza de seus movimentos, permitindo assim uma melhor consciência corporal, além dos benefícios cognitivos como explicou Piaget em seus estudos sobre o desenvolvimento da criança. “A perfeição dos movimentos da mão é acompanhada pela maturação da motricidade humana”.
REFLEXÕES
O brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adultos. Os conhecimentos da criança provêm da