tratamento de metais
O tratamento termoquímico de metais, também chamado de tratamento térmico, varia conforme o que se pretende com o metal ou peça. Portanto, são vários os processos e equipamentos utilizados. Dentre eles se destacam:
* Recozimento = O recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio ou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas.
* Normalização = A normalização consiste na austenitização, ou seja, na transformação completa do aço, seguida de resfriamento ao ar. Tem por objetivo refinar e homogeneizar a estrutura do aço, conferindo-lhe melhores propriedades do que o recozimento.
É indicado normalmente para homogeneização da estrutura após o forjamento antes da tempera ou revenimento.
* Têmpera = A tempera consiste em resfriar o aço, a partir de uma temperatura de austenitização, a uma velocidade suficiente rápida (água, salmoura, óleo e ar) para aumentar a dureza e conseqüente resistência dos mesmos. O processo da têmpera consiste em duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento visa obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.
* Revenimento = Este tratamento consiste em aquecer uniformemente até a temperatura abaixo da austenitização, mantendo o aço nesta temperatura por tempo suficiente para completa homogeneização da temperatura.
Dependendo da temperatura, podem ocorrer pequenas ou grandes alterações nas estruturas martensíticas.
Todos os tratamentos tem a mesma finalidade, aumentar a vida útil do produto a ser fabricado, porém cada um com sua expecificação.
Existem ainda outros tratamentos como: Beneficiamento, Cementação, Carbonitretação e Alivio de Tensão. Basicamente, com a mesma finalidade dos citados anteriormente, porém pouco utilizados. Pois os mesmos têm seu custo elevado.
Enfim com os variados tipos de tratamentos térmicos conseguimos obter uma variada gama de propriedades que permitem