Formas de Controle e Tratamento do Cianeto e dos Metais Pesados, na Indústria da Mineração.
Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma sucinta as principais formas de controle e tratamento do Cianeto e dos Metais pesados. Para isso, primeiro será feita uma caracterização desses dois poluentes, incluindo seus efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente e sobre a saúde humana. Depois serão relacionadas algumas atividades de mineração que podem emitir tais poluentes e quais legislações regulam a sua emissão. O trabalho terminará apresentado as formas de controle e tratamento dos poluentes.
2. Aspectos gerais sobre a Indústria da Mineração A Mineração é uma importante atividade econômica do Brasil. Segundo um relatório da Global Business Reports, de 2009, "o crescimento do setor de mineração é fenomenal, e estima-se que a mineração vai atingir cerca de U$46,44 bilhões em 2014". Ainda segundo este relatório, o Brasil produz 70 derivados minerais, sendo responsável por 19% da produção mundial de ferro. Vale ressaltar que os principais minerais explorados pela Brasil são o ferro, o nióbio, o estanho e o ouro.
A exploração minerária de superfície, muito presente no Brasil, é extremamente impactante ao meio ambiente. Ela possui a capacidade de alterar completamente a paisagem de um local, conforme exemplificado pela Figura 1.
Figura 1 - Mina de ferro na Serra dos Carajás. Apesar desse altíssimo impacto, as minas possuem uma pequena extensão no espaço, o que caracteriza uma atividade com baixa abrangência de impacto. Esse fato leva a afirmações como a exposta no relatório da Global Business Reports:
"Geralmente a Mineração é vista como a maior ameaça ao ecossitema, porém a principal ameaça à floresta amazônica hoje em dia é a produção de produtos agrícolas como a soja e o gado".
Entretanto, além do grande impacto físico na superfície do solo, geralmente as atividades de mineração utilizam produtos químicos na etapa de beneficiamento do minério. A mineração do ouro os utiliza inclusive na etapa de extração, seja na escala