Tratamento de Efluentes Líquidos na Mineração
Amanda Martins Lacerda; Camila Pires Pereira de Moraes; Maria Isabel Pessoa; Meliane Moura e Meira da Silva; Thalita Daniela Silva; Zélia Cristina Martins da Silva.
Prof. Dra. Ivana Silva Lula - Orientador Curso de Engenharia Química, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Belo Horizonte, MG.
amandinha_x17@hotmail.com; camila@dinfo.pcivil.mg.gov.br; mariaisabelpessoa13@gmail.com; melianemms@gmail.com; thalitadani@gmail.com; zelinhacms@gmail.com.
Resumo: Será apresentado no projeto tratamento e redução de efluentes líquidos na mineração, algumas inovações e tecnologias empregadas nos últimos anos no ramo da mineração para se tratar, reaproveitar e desenvolver formas de reduzir o volume dos efluentes líquidos gerados ao longo do processo mineral e os benefícios para as empresas que se preocupam e investem neste processo. Serão mostrados ainda, como os efluentes líquidos são gerados na mineração e as etapas primária, secundária e terciária de tratamentos, além de reforçar a importância de investimentos em novas tecnologias utilizadas para redução do volume de efluentes do processo atendendo aos requisitos legais e focando na produção de forma sustentável, com o objetivo de se agregar mais valor e qualidade ao produto final, defendendo a proposta que o tratamento de efluentes líquidos na mineração deixa de ser somente mais um item de atendimento legal e passa a ser uma questão social, ligada a imagem das empresas e de competitividade comercial.
Palavras-chave: Efluentes. Mineração. Sustentável. ____________________________________________________________________________
1 Introdução
Inerente ao processo de mineração, a geração de efluentes líquidos durante o processo industrial, requer a identificação de formas mais eficazes, inovadoras e economicamente viáveis para se tratar e reduzir o volume destes, evitando assim, prejuízos ao meio