O manejo
Leonardo Antonio da Silveira
Professor: Ivo Sehnem
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - FAMESUL
Tecnólogo em Gestão Ambiental (GAM4151) – Prática do Módulo IV
05/12/2011
RESUMO
O estudo apresentado, se refere ao manejo correto dos resíduos provenientes de áreas alagadas por enchentes, e também veremos a destinação incorreta dos resíduos oriundos das situação de pós-enchente, o acúmulo dos mesmos em áreas impróprias e suas consequências.
Palavras-chave: Folhelho Ardosiano; Efluentes líquidos; Métodos de tratamento.
1 INTRODUÇÃO
O estudo tem como propósito apresentar neste trabalho, o tratamento dos efluentes líquidos gerados a partir dessa atividade mineradora. Demonstraremos métodos que possibilitam dentro do cumprimento à legislação pertinente, melhorias na qualidade ambiental da região.
Na extração do minério, gera alterações no que se refere ao manejo do solo e a destruição da vegetação. Mas por outro lado veremos melhorias na qualidade do meio, e na poluição dos cursos de água.
2 EFLUENTES LÍQUIDOS GERADOS
No corte da pedra bruta é utilizado água. Porém esta água depois é descartada nos córregos, afetando assim sua potabilidade. Após este processo de corte os sólidos gerados, acumulam-se nos leitos dos córregos, afetando a turbidez, coloração e qualidade da água e também o assoreamento.Com a degradação ambiental e contaminação dos córregos e lençóis freáticos. Geraram preocupação do legislador, transcrita a seguir. Considerando que a água integra as preocupações do desenvolvimento sustentável, baseado nos princípios da função ecológica da propriedade, da prevenção, da