Manejo
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS-CAV
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
GRADUANDOS (AS): HELENA CRISTINA VIEIRA
PATRÍCIA DOS SANTOS
THAÍS PIAZZA
MANEJO FLORESTAL
ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR
Estimativas de volume, diâmetro e altura.
LAGES
2013
1. Análise de Regressão Linear
A regressão linear tem sido usada com ênfase na solução de grande parte dos problemas florestais, especialmente quando se pretende obter estimativas de parâmetros da floresta com o mínimo de custo e tempo, através do uso de relações matemáticas que possibilitam obter essas estimativas de forma indireta, que são chamadas equações de regressão. (BRENA, D.A; SILVA, J. N. M; SCHNEIDER, P.R. 1999).
Sendo que, a análise de regressão é uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas (ou qualitativas) de tal forma que uma variável pode ser predita a partir de outra.
O objetivo principal da análise de regressão é predizer o valor da variável dependente Y dado que seja conhecido o valor da variável independente X. A equação de regressão é a fórmula algébrica pela qual se determina Y.
2. Modelos matemáticos
Número da equação
Modelo matemático
Autores
1
Schumacker
2
Backman
3
Backman modificado
4
Prodan
5
Prodan modificado
6
Hoerl
7
Moissev
8
Gram
3. Critérios de seleção do melhor modelo
Para a escolha do melhor modelo devem-se ser levados em consideração alguns critérios como o Coeficiente de Determinação (R²ajustado); Erro Padrão de Estimativa (SXY); Coeficiente de Variação (CV); F da análise ANOVA, além da análise de resíduos.
3.1. Coeficiente de determinação (R² ajustado)
O coeficiente de variação é usado como medida de qualidade do ajuste. Trata-se de uma medida da proporção da variabilidade em uma variável que é explicada pela variabilidade da outra. É pouco comum que se tenha uma correlação