PROJETO FINAL TIDIR1
1234 palavras
5 páginas
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO I INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
EFLUENTES DA MINERAÇÃO DE URÂNIO: ESTUDO DE CASO
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA E ENGENHARIA QUÍMICA
Alunos: Luan Miri, Mateus Evangelista Reis, Thaís Annie Francisco de Almeida.
Orientadora: Denise Maciel de Almeida Diniz
Coorientadores: Madrith Sthel Costa Duarte, Rafael Pinheiro Amanteá, Ronald Borges Buere, Silvana Julia da Silveira Diniz.
INTRODUÇÂO À CIÊNCIA
A INDÚSTRIA DE PROCESSOS QUÍMICOS: UM ESTUDO DE CASO. A ENGENHARIA MECÂNICA NA MINERAÇÃO. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO
Muito tem se falado do meio ambiente e sobre energia no século XXI. A energia nuclear surgiu no fim do século XIX e já chamava a atenção do planeta por não produzir gases de efeito estufa. Contudo, o urânio, por ser uma substância de alto nível de radioatividade, pode causar danos em longo prazo no ecossistema se for descartado e retirado de maneira imprópria, havendo danos também aos seres humanos, como o caso da contaminação da água por efluentes de urânio na cidade de Caetité, na Bahia, em 2008 (GREENPEACE, 2008).
Os efluentes surgem a partir do processo de lixiviação das pilhas da brita do minério de urânio com H2SO4 (ácido sulfúrico), originando desta forma o primeiro efluente sólido. (que no caso é a brita após ser lixiviada.) O segundo efluente vem logo após a obtenção do licor rico em urânio. Assim que obtido o licor segue para o processo de filtração e clarificação do licor a fim de obter um licor mais puro o possível com o processo de decantação. Em seguida o licor puro e clarificado é misturado com um solvente orgânico imiscível a água a fim de extrair o urânio (UO2) contido no licor. Após a extração do urânio pela mistura ele passa por um processo de precipitação onde é extraído o produto final, o Yellow Cake; que é usado na usina de beneficiamento do urânio para a produção de energia nas usinas nucleares.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é definir e explicar