La Bodega
ENOLOGIA
LA BODEGA – NOAH GORDON
São Paulo 2013
“Nós confirmamos que nenhuma parte desse trabalho, exceto onde claramente indicadas e referenciadas, foram copiadas de trabalhos pertencentes a qualquer outra pessoa, exemplo, livro, apostila ou outro aluno. Nós estamos cientes que conforme descrito no manual de estudante do curso de Gastronomia, a cópia de trabalhos de outra pessoa sem a própria forma de referencia poderá acarretar em atos disciplinares pela Universidade.”
Nome:____________________RA:_______________ Assinatura:_________________
Nome:____________________RA:_______________ Assinatura:_________________
INTRODUÇÃO
O romance La Bodega, de Noah Gordon, é protagonizado por Josep Alvarez, um catalão que, por se envolver numa manobra política cujo desfecho é inesperado, vê-se obrigado a fugir da Espanha. Acaba encontrando refúgio em um vinhedo na região de Languedoc, na França, onde aprimora seus conhecimentos sobre viticultura e começa a se interessar pela vinicultura.
Ao receber a notícia da morte de seu pai, Josep deixa seus temores de lado e retorna à região de Penedès, na Catalunha. Lá, revitaliza a propriedade da família, outrora abandonada por seu irmão e cujos vinhedos só produziam uvas para vinagre, e põe em prática o que aprendeu em Languedoc.
Enquanto refina a produção de vinhos, o catalão precisa lidar com personagens do passado e o peso das ações que tomara, além dos problemas inerentes ao processo vitivinicultural da época.
Por fim, o personagem supera as dificuldades encontradas - inclusive a imposta pelo reencontro com o mandante do golpe que o levou a fugir da Espanha -, e acaba tendo êxito na produção de vinhos em sua propriedade, sendo reconhecido pelo seu mentor francês de Languedoc.
O livro consegue capturar a atmosfera da Espanha durante a Guerra Civil e envolver o leitor com sua trama, ao mesmo tempo que passa ensinamentos precisos e corretos sobre o cultivo de