meu projecto
Esse trabalho vai fazer o estudo do impacto que as redes sociais têm sobre comunicação organizacional no contexto de gestão de crise. A popularidade das redes sociais mudou o relacionamento entre empresas e seus públicos, por meio desses sites, consumidores e funcionários conseguem expor sua opinião positiva ou negativa sobre a organização sem ter que utilizar canais oficiais como o serviço de atendimento ao cliente.
Algumas críticas que prejudicam a imagem da corporação podem ser repassadas em tempo recorde, tornando a gestão de crise mais difícil de ser controlada.
Palavras-chave: redes sociais; comunicação organizacional; gestão de crise; Internet.
Introdução
Segundo, Lais Roberto (2009, pg. 2), a comunicação dentro do ambiente organizacional visa manter a imagem de uma empresa junto a seu público de interesse, que pode ser tanto funcionários e accionistas, quanto consumidores, jornalistas, comunidade académica ou ainda a opinião pública. Ferramentas de comunicação interna e externa são elementos essenciais dentro de uma companhia.
Outro factor que faz parte do ambiente corporativo é a crise. Toda empresa, independente do sector em que actua, está sujeita a uma crise, que pode ser o defeito em um produto, algo que não agradou os consumidores, uma tragédia aérea, entre outros factores.
Com a chegada da Internet, algumas estratégias antes utilizadas pela comunicação organizacional e para gestão de crise tiveram que ser alteradas. Marco Briggs (2007, p.27) define o termo como as “páginas Web cuja importância se deve principalmente à participação dos usuários”.
As redes sociais estão presentes no quotidiano da sociedade com acesso a Internet.
Problema:
O problema exposto nesse trabalho é impacto que o uso das redes sociais tem na imagem corporativa das organizações.
A falta de controlo das redes sociais pode gerar uma crise com grandes proporções, o que dificulta sua administração, já que na Internet qualquer