Pesquisa
O aço desprotegido pode ser seriamente deteriorado devido a fatores ambientais como o ar e a umidade, além da atmosfera industrial desfavorável.
Como solução, o processo de galvanização é a mais eficiente alternativa de proteção contra a corrosão, especialmente àquelas peças que terão exposição ambiental significativa.
A galvanização ajuda a prolongar a vida útil das peças de aço, fornecendo uma barreira entre o aço e a atmosfera, evitando a formação de óxido de ferro na superfície do aço. Proporciona também maior resistência à corrosão de partes expostas ao meio ambiente.
A galvanização a fogo é um processo de aplicação do revestimento de zinco em estruturas de aço através de imersão a quente, dando longevidade à estrutura tratada, com baixo custo de manutenção e excelente relação custo/benefício.
A resistência do aço aliada à resistência do zinco faz do produto galvanizado um meio versátil e econômico para diversas aplicações onde o aço é empregado, seja na construção civil, indústria automobilística, setores elétricos e de telecomunicações, polos petroquímico e naval, além de infraestrutura em geral.
Passo a passo da Galvanização
Inspeção e recebimento
Desengraxe e decapagem
Lavagem
Fluxagem
Zincagem
Inspeção final
clique nas imagens para ampliar
CONHEÇA O PASSO-A-PASSO DO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO
Para uma perfeita galvanização, a peça é cuidadosamente preparada (pré-tratamento), para receber o zinco de forma total e uniforme, garantindo a mais eficaz e duradoura proteção contra a corrosão.
1 ª Etapa: Inspeção e recebimento;
2 ª Etapa: Desengraxe – Remoção de materiais orgânicos, óleos e graxas;
3 ª Etapa: Lavagem - Remoção de possíveis resíduos deixados no desengraxe;
4 ª Etapa: Decapagem – Imersão em ácido hidroclorídrico;
5 ª Etapa: Lavagem - Remoção de possíveis resíduos deixados na decapagem;
6 ª Etapa: Fluxagem – Remoção dos últimos resquícios de óxido e aplicação de uma película protetora;