Pesquisa Tratamento T Rmico Dos Metais
Engenharia de Produção 5º Semestre
1. Pesquise uma aplicação prática para cada um dos 4 tratamentos térmicos.
Recozimento - O recozimento pode ser feito em ligas metálicas, em peças fundidas, em aços, etc. O recozimento nada mais é que o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características elétricas e magnéticas, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta de fusão, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tenha sido anteriormente submetido. Os processos de recozimento subdividem-se ainda em: processos de recozimento total ou pleno, recozimento isotérmico ou cíclico, coalescimento ou ainda recozimento para alívio de tensões.
Normalização - É aplicada e aços, peritas etc. É um tratamento térmico que consiste no aquecimento do aço a uma temperatura acima da zona crítica, seguido de resfriamento ao ar. O objetivo da normalização é refinar a granulação grosseira de peças de aço fundido, laminado ou forjado. A normalização é ainda usada como tratamento preliminar à têmpera e ao revenido, justamente para produzir uma estrutura mais uniforme do que a obtida na laminação, por exemplo, além de reduzir a tendência ao empenamento e facilitar a solução de carbonetos e elementos de liga.
Têmpera – É aplicado em aços, é um tratamento térmico que consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica (mais ou menos 50ºC acima da linha A1 para os aços hipereutetóides) em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar. O objetivo da têmpera é obter estrutura martensítica, que sob o ponto de vista de propriedades mecânicas, é