Educação lúdica
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada de Edução Lúdica
Introdução As questões relativas á ludicidade estão basicamente fundamentadas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A ludicidade na educação é utilzada como recurso pedagógico na construção do conhecimento, do diálogo, da autonomia e da criticidade. Mediada pelo professor, sujeito ativo e reflexivo no processo de ensino-aprendizagem. Através deste vamos expor uma unidade didática virtual construída de propostas integradoras do brincar no cotidiano escolar, envolvendo brincadeiras de faz de conta, tradicionais, de construção e de regras.
A ludicidade na educação O contato com as atividades lúdicas auxilia as crianças em um desenvolvimento maior e melhor, seja motor, cognitivo, social ou afetivo, porque ao interagir com outra criança através do brincar estão estimulando sua auto-confiança.
"... O brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos. Ensina-a desejar, relacionando seus desejos a um "eu" fictício, ao seu papel no jogo e suas regras". (Vygotsky,1991,p. 131).
Análise das bricadeiras da foto Philipe Áries (1981) nos chama a atenção para a história da infância, destacando a perspectiva da sua “invenção social”. Ao analisar a sociedade medieval européia, ele afirma que até o século XVI, não havia uma consciência sobre a singularidade da criança que era considerada como um “adulto em miniatura”. Adultos e crianças partilhavam experiências comuns inclusive nos momentos de diversão. Podemos ver crianças e adultos, meninos e meninas, mulheres e homens partilhando os brinquedos e realizando os mesmos jogos e brincadeiras, não havendo distinção entre as brincadeiras infantis e as brincadeiras de adultos. Vale destacar, como nos diz Gomes (2004) que o brincar, ou seja, a vivência lúdica, se compromete com um determinado projeto de sociedade. Isto quer dizer que ela pode contribuir, por um