Curva abc
Palavra chaves – Curva ABC, Estoque.
Abstract:
Key words:
Introdução:
Curva ABC nas Empresas
O Principio da Curva ABC ou 80-20 foi observado por Vilfredo Pareto, na Itália em 1897, através de um estude de renda e riqueza. Pareto notou que uma grande porcentagem de renda total concentrava-se nas mão de uma pequena parcela da população, numa proporção de mais ou menos 80% e 20%.
Conforme Dias (2006) a Curva ABC é uma grande ferramenta na analise de estoque que permite identificar os itens de maior importância em sua administração. Ela classifica itens e fornecedores conforme sua importância relativa, que é calculada pela multiplicação do consumo anual pelo custo e obtenção do percentual em relação ao custo totais das aquisições.
Ronald H. Ballou (2007) disse que a curva ABC é muito útil para o planejamento da distribuição quando os produtos são classificados conforme seus níveis de vendas. Ela apresenta uma configuração de que 20% são pertencentes ao grupo A, 30% ao grupo B os 50% restante ao grupo C.Cada categoria de item pode ter uma distribuição diferente.
Apesar de essa configuração ser válida como típica, a classificação da curva ABC não deve ter como regra a composição com três classes. De acordo com Dias (2006), a classificação ABC apresenta as seguintes características:
Classe A: São os principais itens em estoque. Tem alta prioridade e devem ser o foco de atenção do gestor de materiais, pois são itens com maior valor devido à sua importância econômica.
Classe B: São os itens de importância intermediária e recebem cuidados