Curva abc
Uma das áreas que mais se desenvolvem dentro das organizações é a Gestão dos Estoques. Investimentos em itens que ficam parados por períodos longos e sem necessidade significam alto investimento de capital das empresas, por isso, as empresas passaram a estudar melhor seus estoques levando em consideração a necessidade de baixar os recursos investidos em estoques que não giram.
Este estudo procura mostrar que a curva ABC é uma ferramenta que pode auxiliar no gerenciamento de estoques , mostrando informações sobre aqueles produtos que tem maior ou menor giro, relacionados com o custo de obtenção. E pode ajudar, também, para definição de políticas de vendas, planejamento da distribuição, programação da produção e de uma série de problemas de empresas de qualquer natureza.
HISTORICO DA CURVA ABC Vilfredo Pareto, economista, sociólogo e engenheiro italiano (1848-1923),observou certa regularidade, ao estudar a distribuição de renda entre a população do sistema econômico em que vivia segundo o qual o maior segmento da renda nacional concentrava-se em uma pequena parte da mesma renda.Com base em estatísticas de diferentes países , ele anotou uma série de dados sobre o número de pessoas correspondentes a diferentes faixas de renda recebida; com os dados obtidos traçou um gráfico, as diferentes faixas de renda foram marcados no eixo das abcissas, e no eixo das ordenadas marcou ao número de pessoas que recebia rendas iguais ou superiores as de cada faixa, neste gráfico observou que 80% da população pertenciam a duas ou três classes inferiores, ou seja, qualquer medida que atingisse duas ou três classes majoritárias estaria englobando o grosso da população. Nasce então o diagrama de Pareto.
O USO DA CURVA ABC NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE Nas ultimas décadas o principio de Pareto vem sendo adaptado e se tornou uma importante ferramenta no gerenciamento de estoque. A curva ABC permite identificar itens que justificam atenção e tratamento adequados em seu