Manômetros
O Manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases. O manômetro de líquidos, que utiliza um líquido como meio para se medir a pressão, e o manômetro tipo elástico, que utiliza a deformação de um elemento elástico como meio para se medir a pressão. Para o manômetro de líquido os elementos de recepção são os: Tipos tubo em “U”, tubo reto e tubo inclinado. Para o manômetro elástico os elementos de recepção são os: Tipo tubo de Boudon (tipo C, espiral e helicoidal), tipo diafragma, tipo fole e cápsula.
2. MANÔMETRO LÍQUIDO
É um instrumento de medição e indicação local de pressão baseado na equação manométrica. Sua construção é simples e de baixo custo. Basicamente, é constituído por tubo de vidro com área seccional uniforme, uma escala graduada, um líquido de enchimento. Qualquer líquido com baixa viscosidade, e não volátil nas condições de medição, pode ser utilizado como líquido de enchimento. Entretanto, na prática, a água destilada e o mercúrio são os líquidos mais utilizados nesses manômetros.
Atualmente tais instrumentos podem ser encontrados em diferentes tipos de aplicação industrial que passamos a descrever:
Verificação de Vazamento: as Colunas Manométricas servem para verificação e controle de vazamentos através da queda de pressão em testes de câmaras de pressão em peças, teste de purificador de ar, etc.
Determinação de Velocidade de Fluxo de Ar: as Colunas Manométricas servem para determinar o fluxo de ar em tubulações através da medição da pressão diferencial em testes de aparelhos de movimentação de ar, testes de carburadores, testes de coletores de poeira e também servem para medir o nível de interface de líquidos, quando estes são armazenados sob um outro líquido por questão de segurança ou outras razões quaisquer.
Medição de Nível de Líquidos Armazenados: as Colunas Manométricas também podem ser utilizadas