Abatedouro - TST
EM
SEGURANÇA DO TRABALHO
BIOSSEGURANÇA
Biossegurança em Indústria Alimentícia: Frigorífico e Abatedouro
Turma SENAC – Rio unidade Bonsucesso
Alice Gonçalves Nascimento
Andreza Ferreira Cordeiro
Cassiano Batista Silva de Freitas
Patricia Rocha Marques
Sandy Rodrigues de Souza
Professor: Marco Allevato
1. Conceito de Biossegurança
É o requisito mínimo para se estabelecer o controle, monitoração e avaliação de riscos nas atividades de abate e processamento de carnes e derivados, para o consumo humano; incluindo fábricas de produtos não comestíveis para garantir a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho atendendo a NR-36.
2. Conceito de Abatedouro
É o estabelecimento dotado de instalações completas e equipamentos adequado para o abate, manipulação, elaboração, preparo e conservação das espécies de animais, devendo possuir instalações de frio industrial.
2.1 Abatedouro de Bovino
É uma empresa de pequeno ou médio porte especializada no abate de bois. As empresas de grande porte estão incluídas na pecuária de corte onde o abate principal é de novilho ou garrote selecionado, sendo que o gado adulto, uma parte é vendido como reprodutor e para a produção de leite.
2.2 História
A evolução dos antigos matadouros a céu aberto e mal cheiros, para instalações industriais modernas começou com a descoberta dos processos de refrigeração com amônia. A possibilidade de armazenar e transportar grandes quantidades de carne possibilitou retirar o abate da proximidade das cidades e leva-los próximos aos locais de produção. A evolução da Biologia, com o estudo dos microrganismos causadores de doenças, levou a uma constante procura por mais higiene e limpeza.
2.3 Produtos
Além da carne, que é seu produto de maior valor, muitos outros materiais são vendidos pelos matadouros, como o couro, o sangue usado como insumo em indústrias químicas, o sebo, retirado em digestores de restos