Aaker - Capítulo 7
Os experimentos são definidos como estudos nos quais as condições são controladas, de maneira que uma ou mais variáveis independentes possam ser manipuladas para testar uma hipótese sobre uma variável dependente. Em outras palavras, na pesquisa experimental o pesquisador manipula as variáveis independentes/experimentais e então mensura o efeito dessa manipulação sobre as variáveis dependentes.
-Pesquisa descritiva vs Pesquisa experimental:
O princípio fundamental do trabalho experimental é a manipulação de uma variável de tratamento, seguida da observação da variável de resposta. Se uma mudança na variável de tratamento causa uma mudança na variável de resposta de acordo com uma hipótese, então podemos dizer que a variável de tratamento causa a variável de resposta. Entretanto, essa inferência causal apoia-se em terreno instável, a menos que o experimento tenha sido adequadamente planejado para controlar outras variáveis.
A pesquisa descritiva pode demonstrar que duas variáveis estão relacionadas ou associadas mas isto não é suficiente para estabelecer uma inferência causal.
O que constitui a casualidade?
Casualidade, especificamente falando, significa uma mudança em uma variável vai produzir uma mudança em outra variável. É razoável admitir que, se duas variáveis estão ligadas de maneira causal, elas devem estar associadas. Se a associação produz a evidência da casualidade, de maneira inversa, a ausência de associação sugere a ausência de casualidade. Dessa forma, uma associação entre atitude e comportamento é a evidência de um relacionamento causal.
-Aspectos da pesquisa experimental:
A pesquisa experimental envolve a tomada de decisões sobre três principais aspectos:
1 – Que tipo de modelo de pesquisa experimental deve ser utilizado?
2 – O experimento deve ser realizado em “laboratório” ou no “campo”?
3 – Quais são as ameaças internas e externas à validade do experimento?
-Tipos de projetos experimentais:
Os projetos experimentais podem ser