Aaker Capítulo 12 resumo
A elaboração do questionário é parte integral do projeto de pesquisa, e o objetivo é buscar consistência com os demais elementos do projeto.
O responsável pela elaboração do questionário utiliza seus conhecimentos pra realizar as etapas do desenvolvimento do questionário:
1. Planejar o que vai ser mensurado:
Como essa informação será utilizada, que informação você quer obter, ter uma ideia clara de quem é a população-alvo pra adequar ao tipo de pergunta correto. Por ex: perguntas que são adequadas à estudantes podem não servir para donas de casa.
2. Redigir as perguntas:
Antes que as perguntas sejam escritas é preciso decidir seu grau de liberdade que é dado pros respondentes. Se as perguntas serão abertas sem classificação (usadas onde o entrevistador pode responder livremente e pelas suas palavras), abertas (ainda é livre, porem o entrevistador usa uma classificação pré-codificada pra registrar a resposta) e fechadas (as perguntas que tem respostas prontas, ou seja, que possui alternativas)
Abertas: Utilizada em introdução de enquetes, ou pra medir a relevância do assunto para o respondente. Oferece respostas mais significativas, relevantes ou não repetitivas. A sua desvantagem é que possui variabilidade na clareza e profundidade da resposta, pois o respondente pode as vezes não estar a fim de responder corretamente.
Fechada: Escalas avaliativas ou alternativas, usado quando se pretende obter respostas mais exatas ou objetivas, são questões mais fáceis de responder. A desvantagem é que muitas vezes o respondente pode escolher uma alternativa qualquer, que não condiz com a sua real opinião.
Pode-se utilizar os dois tipos juntos, perguntas abertas como acompanhamento das fechadas – isso é chamado de verificação – o propósito é ajudar o pesquisador a interpretar mais facilmente as respostas das perguntas fechadas.
3. Definir o texto e a ordem das perguntas:
Ou seja, o vocabulário deve ser simples, e de fácil entendimento, não pode ter