Trabalho Individual Ok
ESCASSEZ HÍDRICA E CRESCIMENTO POPULACIONAL DESORDENADO
Bárbara Moelhecke Deustch
RESUMO
A superlotação do mundo está prejudicando cada vez mais as pessoas. Seja no sentido social como no sentido ambiental. O desperdício e a poluição da água são ações cada vez mais presentes na vida do ser humano. A matriz energética brasileira é ampla, mas a maior parte da energia elétrica produzida é de origem hidrelétrica, causando problemas, como o rigoroso racionamento em períodos de seca nos reservatórios.
1 . INTRODUÇÃO
Atualmente estamos vivendo em um mundo superlotado. Cada vez mais e mais a população vem aumentando de forma desordenada. Esse crescimento populacional, juntamente com o desperdício e com a má utilização vem fazendo com que nossos aquíferos e reservas de água doce fiquem muito abaixo de seu nível normal.
A utilização da água pode ter consequências variadas para o meio ambiente e cada atividade tem requisitos de qualidade da água, como consumo humano, pesca abastecimento industrial entre outras.
Segundo Camila Almeida o Brasil é um país muito privilegiado no que diz respeito aos recursos hídricos, pois de cada 100 litros de água doce disponível no Planeta, 12 litros estão em território brasileiro. Ainda, conforme nos diz
Camila Almeida, a distribuição não é uniforme, sendo que 70% da água fica na
Amazônia, aonde vive somente 5% da população e na região Sudeste, onde está disponível apenas 6% dos recursos hídricos, é a região mais populosa e na região
Nordeste tem menos recursos ainda, apenas 3%.
2
2 . METODOLOGIA DE PESQUISA
A realização do presente trabalho tem o objetivo de relatar a superlotação, ou seja, o aumento desordenado da população, no planeta terra. Da mesma forma relaciona esse crescimento populacional com o consumo de água e as fontes de geração de energia. Para tal, foram realizadas pesquisas em sites, revistas e livros que se referem ao tema.
3 . DESENVOLVIMENTO
Em nossa época, a qual é uma época de muita escassez de recursos naturais,