Aaaaaaa
Oferta pública é o processo de distribuição de grandes quantidades de ações, que já são ou serão negociadas em Bolsa de Valores. Existem vários tipos de ofertas, mas invariavelmente estas se enquadrarão em três modalidades quanto à colocação, que são: * Primaria: emissão de ativos novos que serão ofertados ao mercado, com ingresso de recursos na própria empresa ou fundo emissor; * Secundária: ofertas de ativos já existentes. Aqui, os recursos não serão aportados na empresa ou fundo, mas, direcionados aos acionistas vendedores; * Mista: é uma oferta pública composta por ativos primários e secundários.
Tipos de Oferta Pública * Oferta Pública Inicial (IPO - Initial Public Offering)
Como o próprio nome diz, refere-se à oferta que coloca a empresa na lista da Bolsa de Valores e torna suas ações negociáveis. * Oferta Pública Secundária
Uma empresa ou instituição financeira que possua um volume significativo das ações em sua carteira própria pode efetuar uma grande distribuição destas ações ao mercado. * Oferta Pública de Aquisição (OPA)
Oferta da empresa para recompra dos ativos, por motivos estratégicos diversos. Exemplos: a intenção da empresa de fechar o capital; período para manifestação de insatisfação por parte do acionista quanto a eventos de grande importância, como aquisições e incorporações; a percepção de que o preço de mercado das ações está muito abaixo do calculado como mínimo, pela própria empresa, etc.
A OPA é uma oportunidade de negócio para que o investidor venda suas ações para a empresa num determinado preço, que pode resultar ou não na diminuição ou extinção destas em mercado.
Como Investir
Para fazer o cadastro, acesse a opção Ações Online no Internet Banking CAIXA ou procure a sua agência de relacionamento. Após receber o e-mail de confirmação do cadastro, você já pode realizar os pedidos de reserva da Oferta Pública por meio de dois canais de