aaaaaaa
*Desenvolvimento
Considerada como o “berço da civilização” e denominada de Mesopotâmia (palavra que significa “terra entre rios”),se desenvolveu entre dois rios, a região pertencia ao chamado Crescente Fértil, onde surgiram as primeiras civilizações.
*Rios e sua importância
Era uma terra boa para a prática da agricultura, porém o domínio dos rios Tigre e Eufrates e seus tributários menores era questão militar em todas as principais cidades sumérias e nunca teve uma solução.
*A escrita
Uma enorme contribuição cultural dos sumérios foi o a criação do sistema de escrita cuneiforme , por volta de 4000 a.C. Neste sistema, os sinais representavam idéias e objetos. Usavam placas de argila (barro), onde cunhavam (marcavam com cunhas) esta escrita. Muito do que sabemos atualmente, sobre este período da história, devemos as placas de barro com registros cotidianos, econômicos, administrativos e políticos deste período.
*código de Hamurabi
O código é baseado na lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. As 281 leis foram talhadas numa rocha de diorito de cor escura. Escrita em caracteres cuneiformes, as leis dispõem sobre regras e punições para eventos da vida cotidiana. Tinha como objetivo principal unificar o reino através de um código de leis comuns.
*economia
Era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates.Exigia a elaboração de um sistema de irrigação e drenagem controlada pela construção de diversos diques e barragens.
*religião
A religião mesopotâmica era politeísta e antropomórfica. Cada cidade tinha seu deus, cultuando como todo poderoso e imortal.
*Sociedade
-rei e seus familiares
-nobres, guerreiros, funcionários públicos e sacerdotes
-camponeses e trabalhadores
Na grande maioria era essa a distribuição podendo ser diferente com a presença de escravos caso faltasse mão de obra coletiva.