aaaaaaa
Outro dispositivo semelhante utilizado pelos romanos foi desenvolvido sobre uma placa de mármore (em latim "calcx") com trilhos onde se movimentavam bolinhas de mármore (em latim "calculus"). Os números eram representados em algarismos Romanos (I, II,I II, IV, V, X etc.).
650 a.C. - Nessa época, desenvolveu-se na Índia a produção de papel a partir das folhas de palmeiras e também a representação escrita do número zero (0), o único número que, até então, não possuía representação gráfica.
830 - Por volta desse ano, um estudioso persa de nome MOHAMED IBN MUSA ABDU DJEFAR, escreveu o primeiro livro de álgebra que se conhece. Este estudioso era mais conhecido pelo seu apelido AL-KWARISMI que, com o tempo, transformou-se em ALGARISMO, que é o nome da representação gráfica na qual está baseado nosso sistema de cálculos.
Wilhelm Schickard (1592 - 1635) desenvolveu a primeira calculadora de quatro operações e chamou-a de Calculating Clock. Esta máquina podia executar as operações de adição e subtração com números de mais de seis dígitos e, baseado nas teorias de Napier, executar multiplicações.
Logaritmos e régua de cálculo (1614)
O matemático escocês John Napier cria a teoria dos logaritmos e as tabelas de logaritmos. Estas tabelas servem de base para que Wiliam Oughtred crie a régua de cálculo
Calculadora de Pascal (1614)
O matemático francês Blaise Pascal começa a construir sua máquina de calcular. Ela é composta por rodas dentadas. O usuário disca os números nas rodas dentadas para realizar os cálculos.
Calculadora de Leibniz (1672)
O matemático alemão Gottfried