A0351
Documento produzido em 18-07-2007
O PAPEL DA ESCOLA
NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO INFANTIL
(2007)
Juliane Callegaro Borsa
Psicóloga. Mestranda em Psicologia Clínica, PUCRS, Rio Grande do Sul, Brasil.
Pesquisadora Bolsista do CNPq
Email:
psicojuli@yahoo.com.br
RESUMO
O presente texto aborda a importância de compreender o papel da escola enquanto espaço importante para o processo de socialização da criança. Estudos sobre o desenvolvimento infantil vêm mostrando que a escola desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento social, no grande desenvolvimento das capacidades cognitivas e vai incidir, claramente, na compreensão que as crianças têm do mundo social e suas particularidades. A partir destes apontamentos, surge a necessidade de compreender de que forma a escola contribui para a socialização, levando em conta as diversas características envolvidas neste processo como a aquisição de valores éticos e morais bem como a construção da identidade e a capacidade de relacionar-se e interagir.
Palavras-chave: Socialização, Identidade, Escola, Infância
A socialização é um processo interativo, necessário para o desenvolvimento, através do qual a criança satisfaz suas necessidades e assimila a cultura ao mesmo tempo que, reciprocamente, a sociedade se perpetua e desenvolve. Este processo inicia-se com o nascimento e, embora sujeito a mudanças, permanece ao longo de todo ciclo vital. No decorrer das últimas décadas, vem se observando uma mudança significativa no processo de socialização infantil, levando-se em conta fatores como o avanço da tecnologia nos meios de comunicação, o crescimento acentuado de informações disponíveis, as novas configurações familiares, etc.
Dentro deste contexto, a escola exerce um papel importante na consolidação do processo de socialização, processo esse que ocorre já no início da vida da criança. A escola será determinante
Juliane Callegaro Borsa
1
www.psicologia.com.pt
Documento produzido em 18-07-2007