O individuo e a sociedade
Aula tema 03: A Sociedade e o Indivíduo
INTRODUÇÃO:
O processo de socialização do individuo, inicia-se ao nascer. Nos primeiros contatos com os familiares, e assim acontecem no dia a dia da criança, na adolescência e só termina quando morre. Os pais são os primeiros e principais agentes de socialização, ao ensinar as boas maneiras de agir, de pensar e conviver naquele ambiente familiar.
Esse processo segue na escola, com a professora e os demais coleguinhas, esta fase é chamada de socialização primária, logo após vem a socialização secundaria que ocorre na adolescência.
Com a socialização a criança descobre a importância de se existir regras, normas e como deve ser seu comportamento perante a sociedade que ela esta inserida e esta (a sociedade), também ganha ao transmitir seus preceitos, ela se perpetua e se desenvolve. A família é o principal agente de socialização na criança, por ela é que são transmitidos traços de afetividade e apoio.
Podemos compreender então como agentes de socialização: a família, a escola, os grupos de Status, os meios de comunicação em massa, e os grupos de referência, pois estes também acabam por formar opiniões e ajuda a compor a personalidade individual.
Com o tempo o individuo socializado adquire personalidade própria e até pode obter certo status. Pois mesmo pertencendo a uma sociedade ele tem suas diferenças e desigualdades.
Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, por ser uma novidade em termos de informatização, acaba por desempenhar um papel social muito importante e que chama atenção, porem pode ser positiva ou de forma negativa. Por conter cenas que estimule a violência e até mesmo cenas inadequadas para menores. Segundo o autor Reinaldo Dias: “as cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem sobre a mulher” ela pode ser prejudicial na formação do caráter do indivíduo.
Porem se estes meios forem utilizados de