7 ferramentas da Qualidade
Carta de Controle
1) O que é ?
É um gráfico cartesiano( X-Y ) seqüencial que controla graficamente um indicador qualquer característica de controle
2) Para que serve ?
Acompanhar o comportamento do processo ao longo do tempo;
Reconhecer o aparecimento das Causas Especiais.
Medir o efeito de intervenções no processo.
Visualizar a META.
3) Como aplicar?
A forma mais usual dos gráficos de controle envolve registros cronológicos regulares (dia-a-dia, hora-a-hora, ano-a-ano) de uma ou mais características (por exemplo, média, amplitude, proporção, etc) calculadas em amostras obtidas de medições em fases apropriadas do processo. Estes valores são dispostos, pela sua ordem, em um gráfico que possui uma linha central e dois limites, denominados “limites de controle”.
4) É usado nas fases
Problema e Solução
5) Exemplo Se registra dados de um determinado período de tempo na carta, após isso analisa-se o processo procurando por pontos que estejam fora dos limites de controle, ou até mesmo procurar por tendências. Como em uma drogaria, que foi levantado o tempo (em minutos) de atendimento dos pacientes num guichê de atendimento.
Diagrama de causa e efeito
1) O que é?
Diagrama que expressa de forma simples e clara as relações de causa e efeito
2) Para que serve?
Analisa, de forma sinérgica, as causas de um problema
3) Como aplicar?
1 - Determine a características da qualidade ou problema que será analisado( Escreva a característica ou problema dentro de um retângulo no lado direito de uma folha de papel)
2 –Defina as causas primárias que afetam a características ou o problema(Trace a espinha dorsal do lado esquerdo da folha até o retângulo da característica ou do problema, colocando as causas primárias nas espinhas grandes)
3 –Determine as causas secundárias que afetam as causas primárias(Escreva as causas secundárias que afetam as causas primárias