7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE
As 7 Ferramentas da Qualidade são técnicas utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que possam interferir no bom desempenho dos processos dos processos de uma empresa.
Esse trabalho tem como objetivo relatar as ações e resultados de cada uma das ferramentas da qualidade que atuam com a análise estruturada dos dados e fatos disponíveis e são de aplicação generalizada a quase todos os níveis da empresa. Para a resolução de um determinado problema é necessário, antes de mais, identificá-lo, isto é, decidir sobre qual o problema a considerar e caracterizá-lo convenientemente.
A fase de resolução que se segue passa por listar todos os possíveis potenciais da causa do problema, selecionar as mais importantes, desenvolver um plano para implantar de forma eficiente as soluções e sempre que possível, avaliar os efeitos e resultados.
As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o delas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos, serviços e processos.
São elas:
Fluxograma: tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. Utiliza-se de símbolos para identificar facilmente os diferentes tipos de operações em um processo. Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe): tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico.
Representa a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.
Folhas de Verificação: tem como finalidade coletar dados que são preenchidos de forma fácil e concisa, economizando tempo e eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. São tabelas ou planilhas simples usadas para facilitar a coleta e análise de dados.
5