6
INTRODUCÃO
DENTES
O alimento contém grande variedade de nutrientes que servem para construir novos tecidos, reparar tecidos danificados e sustentar as reações químicas necessárias para o corpo, é também fonte de energia.
Os alimentos só podem ser usados quando decompostos em moléculas pequenas o suficiente para atravessar as membranas celulares, processo esse conhecido como digestão. A dentição de um adulto é composta por 32 dentes, 16 para os maxilares e 16 para a mandíbula, sendo:
COMPONENTES DO SISTEMA
O sistema digestório se resume em um longo tubo muscular que tem início nos lábios e termina no ânus.
Ainda inclui:
Boca
Faringe
Esôfago
Estômago
Intestino delgado
Intestino grosso.
E algumas glândulas que se localizam fora deste tubo, mas que secretam substâncias dentro dele.
Tais como:
Glândulas salivares
Fígado
Pâncreas
LÁBIOS
Os lábios são compostos por tecido epitelial pavimentoso estratificado que envolve a abertura da boca.
Representam uma transição entre a pele e a membrana mucosa que reveste a cavidade oral.
BOCHECHAS
São importantes, pois, contém vários músculos acessórios da mastigação que empurram o alimento em direção aos dentes.
8 incisivos
4 caninos
8 pré-molares
12 molares
A dentição de uma criança é de apenas 20 dentes, 10 para os maxilares e 10 para a mandíbula. Os dentes são compostos por dentina, uma substância semelhante ao osso, porém mais dura, que é recoberta por esmalte, a substância mais dura do corpo.
São implantados em pequenas cavidades chamadas alvéolos ou processos alveolares cavados na espessura dos ossos maxilares e mandíbula. Sua disposição é simétrica em relação à linha mediana do corpo, portanto para estudá-los basta considerar uma única metade dos ossos.
Os dentes são responsáveis pela primeira fase da digestão que é a trituração do alimento em partículas menores, processo chamado mastigação. Eles têm a tarefa de apreender, cortar e moer o alimento. LÍNGUA
É uma estrutura