5S - Almoxarifados
UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
Eduarda Silvia Fernanda Modesto Altoé1 esfma@hotmail.com Francisco Rodrigues Lima Junior1 eng.franciscojunior@gmail.com Resumo
O programa 5’S é uma das bases para a gestão da qualidade nas empresas. O presente artigo visa contar a experiência de implantação do Programa 5’S em uma indústria de confecção de Maringá-PR por meio de um projeto de extensão universitária, descrevendo as atividades executadas e resultados alcançados.
Palavras-Chave
Programa 5’S, Indústria de confecção, Almoxarifado.
1. Introdução
O programa 5´S oferece embasamento para gestão da qualidade por ser um programa integrado, onde seus sensos agem interligados, proporcionando resultados surpreendentes em aspectos da qualidade de vida das pessoas e do ambiente organizacional (GODOY, 2001). Trata-se de um conjunto de conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar comportamento dos indivíduos, o ambiente de trabalho e a maneira de conduzir as atividades rotineiras.
O termo 5’S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra S, são elas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. O Seiri é o senso de utilização trata de separar e descartar itens desnecessários, alguns de seus benefícios são a liberação de espaços, o reaproveitamento de recursos, o combate à burocracia e a diminuição dos custos (SILVA,1994).
O senso que visa ordenar e organizar é o Seiton. Segundo OSADA (1992, p. 71),
“arrumar significa guardar, tendo em mente a eficiência, a qualidade e a segurança”.
Por meio da disposição ordenada dos itens tem-se uma maior visualização dos mesmos e conseqüentemente um trabalho mais produtivo.
1
Universidade Estadual de Maringá
O senso da limpeza é o Seisou, o qual procura promover não somente a limpeza, mas também a inspeção. Todos os itens necessários podem ser usados, mas devese procurar deixá-los em melhores condições de uso possível (GODOY,