Artigo sobre linguagem de programacao
Francisco Nash Cardoso Junior nash.junior@larces.uece.br Física II – Benjamin
Resumo
Este artigo tem como objetivo de mostrar em que áreas, os objetivos com que a linguagem de programação está sendo utilizada no ensino pedagógico, e na sua utilização para pesquisas cientificas na área de engenharia, física, química, bioinformática.
Palavras-chaves: Linguagens de programação. Bioinformática. Engenharia.
1.Introducao
Propostas usando softwares de modelagem em atividades didáticas são frequentes. Esse interesse, tanto no número de publicações como no número de sites envolvendo simulações baseadas em propostas pedagógicas, deve-se, às inúmeras vantagens oferecidas pelo uso dessas ferramentas no ensino, em especial no de ciências, com a utilização de laboratórios virtuais. Por outro lado, de um modo mais amplo, tais atividades só são possíveis devido ao avanço das tecnologias na área da Informática, especialmente pelo uso das linguagens de programação Java, C, C++, Ruby, Phyton, Perl, entre outros e pelo crescimento da rede www (world wide web).
Na bioinformática, a linguagem Perl tem como objetivo melhorar a análise de dados biológicos. Já na física e na química, as linguagens de programação Java e C tem como objetivo de melhorar o ensino dos alunos e também a forma de observar as situações para elaboração de projetos de pesquisa, através da didática e demonstrações para os alunos. Na engenharia as linguagens de programação tem presença no cálculo numérico, com o objetivo de obter uma aproximação considerável para a resolução dos problemas.
2.Engenharia
Dentre as inúmeras aplicações do computador, destaca-se a mais antiga delas: o cálculo numérico para fins técnicos e científicos. Os métodos numéricos foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar a vida daqueles que não são puramente matemáticos, porém têm necessidade de realizar cálculos com muita freqüência. É o