A linguagem de programação lua e sua evolução
Bruno M. N. Souza, Fernando H. V. Trindade, Luiz C. Santos, Marcos A. Sá
Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese)
Avenida Delmiro Gouveia, 3701 - Shopping Riomar - 2º Piso – Aracaju – SE – Brasil
bmnsouza@gmail.com, contato@fernandohenrique.com, lucassan@hotmail.com, marcos@marksystte.com.br
Abstract. This article aims to present the Lua programming language and its evolution until its current state. On this trip back in time we discovered the origin of the name, who are the creators, the reason of the appearing and what the main area of use.
Resumo. O presente trabalho propõe-se a apresentar a linguagem de programação Lua e sua evolução até o estado atual. Nesta viagem no tempo nós descobrimos a origem do nome, quem são seus idealizadores, a razão do surgimento e qual a principal área de utilização.
1. Introdução
Existem duas Luas; não quero dizer que o planeta terra possua dois satélites naturais. Uma Lua, a mais famosa, é este satélite e a outra, menos conhecida por todos os terráqueos, contudo muito difundida no meio computacional é a linguagem de programação Lua, a qual este artigo irá tratar.
A confecção deste artigo foi fundamentada no manual e especificação oficial da linguagem Lua, além de vários documentos e artigos publicados na internet sobre Lua. É imprescindível ressaltar que este artigo não tem o objetivo de ensinar como desenvolver em Lua, mas o de apresentar a história, utilização, evolução e estado atual dela.
2. O que é Lua?
Lua é uma linguagem de descrição de dados (anterior à XML - eXtensible Markup Language), interpretada, dinâmica, similar às linguagens Perl, Phyton e Tcl. Foi influenciada pelas linguagens Lisp e Scheme. Lua enfatiza o desenvolvimento em múltiplas linguagens, sendo projetada para estender (unir partes de um programa feitas em mais de uma linguagem) aplicações, fornece um meta-mecanismo para a construção de classes e herança,