Bacharel
Lua foi projetada e implementada por uma equipe no Tecgraf, o Grupo de Computação Gráfica da Puc-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Devido à sua eficiência, clareza e facilidade de aprendizado, passou a ser usada em diversos ramos da programação, como no desenvolvimento de jogos, controle de robôs, processamento de texto, etc.
A distribuição de Lua é gratuita: Lua pode ser usada para quaisquer propósitos, tanto acadêmicos quanto comerciais, sem nenhum custo. Lua é uma linguagem de programação poderosa, rápida e leve, projetada para estender aplicações. Lua combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível.
Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual baseada em registradores, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida.
Lua é uma linguagem de extensão projetada para dar suporte à programação procedural, oferecendo facilidades para descrição de dados.
No contexto da programação de jogos, isso significa que Lua possibilita combinar a descrição de objetos e a programação de seus comportamentos num mesmo contexto.
Lua é uma biblioteca implementada em C, podendo ser compilada em qualquer plataforma que tenha um compilador C padrão. Lua também pode ser compilada sem alterações como uma biblioteca C++.
Por ser uma linguagem de extensão, Lua trabalha acoplada a uma aplicação hospedeira (host). Essa aplicação pode criar e ler valores armazenados em Lua, executar funções de Lua e registrar funções C no ambiente de Lua. As funções C registradas em Lua, por sua vez, podem ser invocadas de programas Lua. Dessa forma, podemos conciliar as facilidades de uma linguagem de script oferecidas por Lua com a