Química Experimental Experimento 6 - R1
Título Experimento: Experiência 13: Síntese de um sal simples e Experiência 10: Purificação e Identificação de um composto inorgânico sólido.
Autor (nome + RA):
Grupo (nomes + RA’s):
Objetivo(s)
A experiência em questão tem como objetivos a síntese do sal simples CuSO45H2O e sua posterior identificação por análise qualitativa, aplicando alguns conceitos como reação química e propriedade dos sais.
Introdução
Os sais são em sua maioria oriundos de reações de neutralização (reações ácido-base ou metal-ácido, por exemplo), logo sua formação é muito comum no cotidiano laboratorial.
Esta experiência trabalhará a síntese do sal CuSO45H2O, que é um sal hidratado obtido através da reação entre o óxido de cobre (CuO) e o ácido sulfúrico (H2SO4). A fórmula estrutural do ácido sulfúrico está representada a seguir. Imagem 1: Fórmula estrutural do H2SO4
Na reação, o metal cobre (Cu) sofre o processo de oxidação. Sua configuração eletrônica inicial é:
Cu= 〖1s〗^2 〖2s〗^2 〖2p〗^6 〖3s〗^2 〖3p〗^6 〖3d〗^10 〖4s〗^1
E sua configuração após a reação (depois de sofrer oxidação) é:
〖Cu〗^(+2)= 〖1s〗^2 〖2s〗^2 〖2p〗^6 〖3s〗^2 〖3p〗^6 〖3d〗^9 O sal resultante geralmente conterá algumas impurezas, como reagente em excesso. Para minimizar esta possível fonte de erro, é aplicado o processo de evaporação, secagem e consequente cristalização. Assim, o sal estará purificado e estará apto para cumprir suas funções.
Descrição dos procedimentos (fluxograma ou mapa)
Caracterização do produto
Equação(ões) da(s) reação(ões) química(s) PARCIAL (se aplicavel)
Equação Parcial da Reação de Síntese (não balanceada)
〖CuO〗_((s) )+ H_2 SO_4(s) →CuSO_4.5H_2 O_((aq)) Equação Parcial da reação de caracterização (via