Estudo de caso : Atende Bem (Gestão de Pessoas)
Matéria: Gestão Estratégica de Pessoas
ESTUDO DE CASO – ATENDE BEM
PREMISSAS BÁSICAS OBTIDAS NO TEXTO AUXILIAR PARA ESTUDO DO CASO
LOCAL DE ATUAÇÃO
No texto não se sabe se a Atende Bem é uma empresa multinacional, nacional, familiar. Contudo, a mesma atua em todo território nacional.
MERCADO
A Atende bem atua no crescente mercado de centrais de atendimento. Não é possível identificar no texto a saúde financeira da mesma, contudo, como o mercado está crescente, entende-se que é uma empresa de grandes oportunidades.
TAMANHO DA EMPRESA
Por atuar em todo território nacional, ter 5 centrais interligadas e possuir 3.500 colaboradores, trata-se de uma grande empresa.
VALORES E CULTURA
Não está claro no texto, contudo trata-se de uma empresa onde a grande maioria de seus colaboradores são jovens e mulheres, desta forma, não deve ser uma empresa com valores e cultura muito rígidos ou até mesmo tradicionais.
GESTÃO DE PESSOAS
Não há uma definição no texto, mas como o case apresenta problemas básicos de comprometimento de colaboradores de base operacional (insatisfação de salário e baixa perspectiva de carreira), acredita-se que seja uma empresa que começou a se preocupar recentemente com a questão de gestão de pessoas, contudo, está engajada em resolver este problema.
COMPETIDORES
Não há referências no texto.
Nossa sugestão para melhorar o clima organizacional da Atende Bem e aumentar o nível de comprometimento é tentar compreender melhor as necessidades dos colaboradores, investigar os motivos pelos quais eles se sentem pressionados e tentar agir sobre as causas, incentivando a integração do colaborador com a empresa e com seus colegas, favorecendo um clima positivo.
Seguem algumas propostas de ações:
- INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO AOS SALÁRIOS:
. Criar um política de metas atrelada ao bônus dos colaboradores (remuneração variável), onde os colaboradores podem “aumentar” o próprio salário,