BIOLOGIA
Biologia e Geologia
Diversidade na biosfera
Uma das originalidades da Terra em relação aos outros planetas do Sistema Solar é a existência de vida. Esta diversificou-se de uma forma extraordinária, ocupando habitats que se estendem desde as profundidades dos oceanos às cordilheiras mais altas da Terra.
Apesar da enorme diversidade de seres vivos, estes apresentam também características comuns que dão unidade à vida.
A biosfera
A biosfera é um subsistema terrestre que inclui o conjunto de seres vivos que povoam a Terra e os respetivos ambientes.
Organização biológica
A célula é a unidade básica da vida.
Os seres constituídos por uma só célula designam-se unicelulares; os seres constituídos por associações de células designam-se pluricelulares.
Os seres pluricelulares são formados por conjuntos de células semelhantes, interdependentes, que realizam uma ou mais funções - tecidos. Diferentes tipos de tecidos associam-se entre si, formando sistemas de órgãos. Diferentes sistemas de órgãos cooperam entre si, formando um organismo. Organização hierárquica de um organismo.
Prepara o exame nacional
Biologia e Geologia
O conjunto de organismos da mesma espécie que vivem numa determinada área, num dado período de tempo, forma uma população. Populações de diferentes espécies que interatuam numa determinada área constituem uma comunidade. O conjunto da comunidade, do ambiente e das interações específicas que se estabelecem entre eles forma um ecossistema.
O conjunto de ecossistemas do Mundo forma a biosfera.
Em qualquer ecossistema, os seres vivos estabelecem relações tróficas entre eles e o meio, que envolvem transferências de matéria e energia; estas relações constituem as cadeias alimentares.
As cadeias alimentares intercomunicam, originando as teias alimentares ou redes tróficas.
Nas redes tróficas existem três categorias de seres vivos:
•
Produtores: organismos autotróficos capazes de sintetizarem