5 s Implementa o do programa
Implementação do programa “5S”, como elemento do lean administrativo, no almoxarifado da FCM/UNICAMP
Adalberto da Cruz Lima (UFPA) aclima@fem.unicamp.br
Paulo Corrêa Lima (UNICAMP) plima@fem.unicamp.br
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação da filosofia do 5S no almoxarifado da
Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP com objetivo de reduzir o tempo de resposta aos pedidos solicitados pelos usuários do almoxarifado na Divisão de Suprimentos da FCM. A metodologia de implementação consistiu da aplicação dos cinco senso, dos elementos do Sistema de Produção Enxuta e de workshop para treinamento dos funcionários, de forma a integrá-los no projeto de implementação e criar time de melhoria no almoxarifado. Seguindo a etapa anterior, desenvolve-se o cronograma para implementação utilizando as ferramentas 5W2H, com objetivo de dar transparência ao processo de melhoria.
Os resultados da pesquisa demonstram que a implementação desta filosofia trouxe maior velocidade nas entregas, melhoria do layout e no fluxo interno de coleta de materiais com redução significante no tempo de entrega e no ressuprimento.
Palavras Chave: Lean Administrativo; Gestão da Produção; 5S.
1. Introdução
O Sistema de Produção Enxuta tem sua origem datada da década de 50 no Japão e foi desenvolvida por Taiichi Ohno na Toyota, conforme descrito por Womack e Jones (1998), para resolver problemas de alta variação nos processos, eliminação dos desperdícios e redução dos custos operacionais.
O lean Administrativo tratado no ambiente prestador de seviços, especificamente na
Faculdade de Ciências Médicas tem os mesmos princípios do Sistema Toyota de Produção porém, na implementação da filosofia 5S somente alguns elementos do STP são aplicados para melhoria do processo interno no almoxarifado da FCM.
Para George (2004), a meta do Sistema de Produção Enxuta é acelerar a velocidade de qualquer processo através da redução de desperdício em