5 forças de Porter
O estudo de Porter se destinou a analisar os caminhos das empresas de vários tipos, em relação à competição acirrada entre elas.
Segundo Porter: “Toda força competitiva deve ser analisada para que sirva de fonte estratégica para uma empresa ser eficiente e ter um diferencial no mercado.”
A força de uma empresa é um fator fundamental para obter lucros e um melhor relacionamento com seus clientes.
Mudança dessa força, leva à empresa entrar em um novo planejamento, uma nova pesquisa e avaliação de mercado.
Este modelo possibilita verificar o grau de atratividade em um setor industrial e comercial, identificando as cinco forças que estão inseridos em um sistema de competitividade.
Segue abaixo as cinco forças competitivas de Porter:
Rivalidade entre Concorrentes: Este tópico é o mais importante neste estudo, pois se faz necessário conhecer o ponto forte de seu concorrente.
Poder de Barganha: Está ligado com o poder de decisão dos compradores, em relação aos preços, características e qualidades de um serviço e produto.
Bens Substitutos: São produtos de um concorrente que não competem na mesma proporção, não são parecidos com de sua empresa, mas que suprem o mesmo tipo de demanda de necessidades dos clientes, tirando uma fatia de seu mercado.
Barreiras à entrada de concorrentes: São elementos que minimizam as chances de surgimentos de novos concorrentes no mesmo setor.
Barganha dos Fornecedores: Os fornecedores possuem o poder de negociar em setor monopolizado por poucos fornecedores quando o produto fornecido é exclusivo.