A Química e a auto medicação
Disciplina: Metodologia de Ensino
Prof°: Carlos Alberto Marques
Alunas: Cristiane Prudêncio; Danúbia Santos.
Projeto de Ensino A Química e a Automedicação.
Publico alvo: 3° ano do Ensino Médio
Duração: 6 meses.
A Química e a Automedicação
Resumo
Dentro de uma situação hipotética elaborou-se um conjunto de dez aulas com o contexto Automedicação. Uma série de atividades é proposta de forma conexa e interativa com o objetivo de tornar as aulas de Química mais atrativa e com um conteúdo relevante para o aluno. As propostas pedagógicas á seguir foram desenvolvidas para o terceiro ano do ensino médio, onde os alunos já tenham visto a Química do Carbono, a valência do carbono, cadeias carbônicas. O objetivo principal é utilizar o conteúdo Funções Orgânicas, para responder as dúvidas da turma com relação ao uso de medicação natural, uso de remédios que não precisem de prescrição médica, leitura da bula e utilidade de cada medicação.
A primeira atividade é um debate onde metade da turma precisa criar argumentos contra a automedicação e a outra metade defende o uso da automedicação.
Utilizando os argumentos o professor desenvolve as demais aulas. A segunda atividade é a analise de um texto da UNIVIÇOSA sobre os riscos da automedicação respondendo a um argumento “minha mãe sempre usou e me deu medicamentos que tem em casa e nunca nos fez mal”.A terceira atividade é a leitura e interpretação de bulas de remédios que não precisem de prescrição médica respondendo ao argumento -“Tomo somente remédios que não precisam de prescrição médica, pois acredito que não façam mal.”A quarta atividade os alunos deverão montar um jogo de cartas para fixar melhor o conteúdo. A quinta atividade é análise química dos medicamentos utilizando as cartas confeccionadas pelos alunos o professor introduzirá funções orgânicas através da análise da estrutura química dos compostos. A sétima