hh coeficiente de descarga
MURILO FASSONI 53007
TÁBATA TÓRMENA 54816
I – OBJETIVO
O experimento visa determinar o coeficiente de descarga para orifícios circulares. Para tanto, usam-se bocais com mesmo diâmetro e comprimentos diferentes; como também bocais de diâmetros diferentes e mesmo comprimento. Assim, analisa-se a influência destes dois fatores, relacionados com o fator de descarga.
II – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para o início do experimento, deve-se conhecer o sistema utilizado, onde H é a altura total do tanque, H é a altura total do sistema tanque/bocal. Além destes, o valor da altura do tanque Htanque deve ser conhecido.
H
H
Esquema do módulo experimental: Coeficiente de Descarga
Mede-se primeiramente a temperatura do ambiente no dia do experimento, para a obtenção dos dados referentes ao fluido utilizado, no caso a água.
Depois, mede-se a altura total do tanque, usada para futuros cálculos. Também são necessárias as alturas dos bocais e seus respectivos diâmetros, mostrados posteriormente.
O tanque deve ser cheio até uma altura conhecida, no caso do experimento, uma altura de vinte centímetros. Ao encher o tanque, o bocal utilizado deve estar com sua saída fechada, evitando assim que a água saia do reservatório.
Ao mesmo tempo em que se libera a saída de água, o responsável pela marcação do tempo aciona-se o cronômetro, medindo a cada dois centímetros o tempo gasto para aquela faixa de escoamento.
Ao fim das dez medidas, deve-se trocar o bocal e realizar o mesmo procedimento.
Neste experimento, por questão de simples escolha, utilizam-se primeiro bocais com mesmo comprimento e diferentes diâmetros, e por último utiliza-se o bocal de comprimento diferente e mesmo diâmetro do anterior. A estes daremos as respectivas identificações:
Bocal
Diâmetro (m)
Altura (m)
1
0,0031
0,58
2
0,0047
0,58
3
0,0047
0,30
As medidas realizadas devem ser feitas em um tempo contínuo,