Resolução de exervícios dos capítulos 2 e 3 da apostila de Gestão de Pessoas 1ªdição/2008 - Luz, Ricardo
1186 palavras
5 páginas
Resolução dos exercícios da apostila de Gestão de Pessoas - 1ª Edição/2008 - Luz, Ricardo - Capítulo 21. Recursos Humanos, financeiros, materiais, mercadológicos, técnicos e administrativos.
2. As pessoas são duplamente importantes, uma vez que além de representarem um recurso da organização são elas que controlam os demais recursos. Por isso a importância do indivíduo nas organizações.
3. Os trabalhadores e todas as questões que os relacionem às organizações.
4. A ARH tem por objetivo: conduzir as organizações a melhores resultados através de pessoas e criação de uma cultura de valorização das funcionários, atendendo às suas expectativas e necessidades crescentes.
5. Suprir a empresa com os recursos humanos necessários; reter os recursos humanos; desenvolver os recursos humanos; integrar (social e funcionalmente) os recursos humanos; assegurar a integridade física dos recursos humanos; remunerar os recursos humanos; recompensar os recursos humanos pelos desempenhos excepcionais; recompensar os recursos humanos pela aquisição de competências e habilidades necessárias; incentivar e mobilizar os recursos humanos para o alcance dos objetos organizacionais; gerenciar o desempenho dos recursos humanos; assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos recursos humanos; cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas; manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o estado e assegurar um bom clima organizacional.
6. Promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações.
7. Treinamento & Desenvolvimento; Administração de Pessoal; Administração de Cargos e Salários; Administração de benefícios; Planejamento de Recursos Humanos; Relações Trabalhistas e Sindicais; Segurança e Medicina do Trabalho e Recrutamento e Seleção.
8. A finalidade de cada um dos subsistemas nada mais é do que tentar agradar e deixar mais