Tubo de Venturi
Discentes:
Andressa Ferreira
Danilo Brito Santos RA: B43995-5
Letícia Formico
Robson Vieira
Talita Santos Moretti
Jundiaí, SP
Março, 2014
LISTA DE ABREVIATURAS
Sigla
Significado
h
Altura no tubo de Venturi
ΔH
Variação da altura do volume no tanque plástico
Q
Vazão
Δt
Variação do tempo
Re
Nº de Reynolds
V
Velocidade
∀
Volume
Massa específica
Viscosidade dinâmica
1. OBJETIVO DO EXPERIMENTO
1.1 Estabelecer e compreender o conhecimento, praticando um modo de medir a vazão. O método utilizado foi o Tubo de Venturi.
Nesse experimento o objetivo é medir e calcular a variação de pressão, velocidade do escoamento e mostrar que a vazão permanece constante ao longo do tubo.
Algumas equações irão mostrar o resultado dos fatos comprovados.
2. INTRODUÇÃO e FUNDAMENTOS
2.1 Introdução
O tubo de Venturi, criado em 1797 pelo físico italiano Giovanni Battista Venturi, tem a função de medir a velocidade de escoamento de um fluido e sua pressão.
O medidor pode ser utilizado com a maioria dos líquidos, pois não há limite de vazão a ser medida, desta forma a tubulação pode ter qualquer diâmetro e normalmente ele é um tubo com uma entrada cônica curta e uma garganta reta comprida.
O movimento constante do fluido dentro de um duto quando encontra a zona de estreitamento, faz com que a velocidade aumente devida a obstrução da área e consequentemente há uma queda de pressão, ocasionando uma perda de carga.
2.2 FUNDAMENTOS
2.2.1 LEI DA CONTINUIDADE
Supondo um fluxo em regime permanente na tubulação, não podemos acumular massa no volume compreendido entre as seções 1 e 2, pois neste caso pelo menos a massa específica variaria, deixando ser regime permanente.
Ou seja, a massa que entra na redução é igual à massa de produto que sai da redução, o que ocorre quando o fluido é incompressível e sua densidade absoluta não varia através da redução.
Nesse caso, pode-se dizer que Q1