Teoria Econômica
1.1.Organização dos Meios de Produção
Os meios de produção são os mecanismos utilizados que possibilitam exatamente a produção e o exercício da atividade econômica. Dessa forma, para a melhor eficiência desta se faz necessário uma organização destes meios ou fatores, os quais podem ser representados por: capital, trabalho, tecnologia, entre outros.
1.2.Análise Econômica
Defini -se como o trabalho exigido para diagnosticar e solucionar problemas relacionados à atividade econômica. Todo agente econômico é capaz de realizar análises econômicas, pois qualquer raciocínio que leve em conta a indagação ou observação de certos fatores para a realização de algum fenômeno econômico já é uma análise. Dessa forma, na simples compra de um carro usado o comprador avalia os prós e contras do veículo antes de concluir o negócio, isso é um exemplo prático de análise econômica.
Dependendo da dimensão dessa análise, ela pode ser vista sob duas maneiras: análise microeconômica e análise macroeconômica.
1.3.Análise Microeconômica
Caracteriza se por apresentar uma dimensão limitada à escolha ou decisão particular do indivíduo ou agente econômico. Um bom exemplo disso é quando o indivíduo economiza seu salário para a realização de uma viagem, essa decisão enquanto refletir apenas na esfera individual será objeto da análise microeconômica.
1.4.Análise Macroeconômica
Quando a dimensão ou os efeitos de uma certa escolha ou decisão econômica do indivíduo saem de sua esfera individual, então a análise passa a ser macroeconômica. No exemplo anterior se a decisão de economizar o salário tomada por aquele indivíduo passar a afetar de alguma forma a empresa já se percebe uma dimensão maior, portanto analisada pela macroeconomia.
1.5.Variável Econômica
Como se percebe a economia é bastante mutável e isso é constatado a medida que ela vai alcançando uma certa complexidade e novos fatores vão interferindo em sua atividade aumentando e explicitando ainda