Teoria econômica
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
TeoriA eCONÔMICA
V Semestre
GOIANIA
2010
tEORIA eCONÔMICA
V Semestre
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Teoria Econômica.
Orientador: Prof. Wilson Salvalagio
GOIANIA
2010
INTRODUÇÃO
Temos como o objetivo neste texto, o desenvolvimento do conhcimento a respeito do neoliberalismo, quais foram suas origens, seus precursores e como foi sua evolução no Brasil e no mundo. Além dos seus pontos positivos e negativos. “Neoliberalismo, como entendido atualmente é um produto do liberalismo econômico clássico. O termo foi usado em 1938 no encontro Colloque Walter Lippman pelo sociologista Alemão e econômista Alexander Rüstow. O termo se refere a uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas.
AS RAÍZES QUE ORIGINARAM O NEOLIBERALISMO
Para começarmos a falar sobre o neoliberalismo, devemos falar primeiramente sobre o início de tudo, que foi com a evolução do papel do Estado. Cabe ao Estado atrvés de políticas públicas, contribuir para que as desigualdades proporcionadas pelo sistema capitalista tornem-se mais brandas. Porém, nem sempre o Estado foi visto como um agente responsável pos tais funções. Seguindo esta linha de raciocínio, podemos apontar três fases distintassobre a intervnção statal na ecconomia: o liberalismo, o keynesianismo e o neoliberalismo.
O Liberalismo econômico teve como precursor o escocês Adam Smith (1723-1790) cuja obra influenciou todo o pensamento econômico da época. Os seguidores de Smith chamado de “clássicos”, entendem que o princípio regulador da vida econômica é a livre concorrência. Rizzieiri (2001) nota que, numa economia de mercado (capitalista), nenhum agente econômico se preocupa em desempenhar o papel de gerenciar o mercado, de forma a organizar seu funcionamento, pois estão preocupados em resolver