Tubos de Venturi
(Medidores Venturi)
INTRODUÇÃO:
Visando obter conhecimento sobre instrumentos de medição de vazão este trabalho propõe a analisar e descrever um dos mais simples medidores de vazão em condutos forçados, ”os medidores venturi”.
Um medidor de vazão é definido como todo dispositivo que permite, de forma direta ou indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma seção de escoamento por unidade de tempo, dentre tantas iremos analisar e descrever os medidores Venturi, que sãoutilizados para medição degrandesvazões em condutos forçados e utiliza comoprincípio de funcionamentoa medição da diferença de pressão entre secções diferentes .
Emoperações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar amedição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados,não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo, sendo assim estão disponíveis no mercado diversas tecnologias de medição de vazão, cada umatendo sua aplicação mais adequada conforme as condições impostas pelo processo. É nesse setor que está focado autilização do objeto desse estudo.
ORIGEM:
O tubo de Venturi é um aparato criado por Giovanni Battista Venturi no século XVIIIpara medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão, ele foi o primeiro a demonstrar o principio de funcionamento originado do teorema de Bernoulli e a outros conceitos de hidrostática. Os estudos sobre tubode Venturi deusubsídiospara que em 1881 ClemmensHerschel, um engenheiro civil, percebesseo valor prático deste princípio e provou o respectivo emprego e adaptou-o na indústria como medidor de vazão, desenvolvendo assim os medidores de Venturi.
Desde então originou um dos equipamentos mais utilizados para a medição de vazão emtubos.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO:
O tubo de Venturi utilizado como um medidor,usaformas indiretas de vazão que consiste em usar variáveis