Ainda não possui título
ÍNDICE DE FIGURAS 6
SUMÁRIO 7
INTRODUÇÃO 8
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
CULTIVO DE PLANTAS EM ESTUFAS 10
DEFINIÇÕES DE ESTUFA, TEMPERATURA E UMIDADE 11
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE UMIDADE, TEMPERATURA E VENTILAÇÃO 14
CLIMATIZAÇÃO DE ESTUFAS 16
MATERIAIS 18
SENSOR DE TEMPERATURA E UMIDADE DHT11 18
MICROCONTROLADOR 19
NEBULIZADOR FOGGER 21
VÁLVULA ELÉTRICA PARA NEBULIZAÇÃO 22
METODOLOGIA 24
RESULTADOS 27
CONCLUSÕES 28
REFERÊNCIAS 29
INTRODUÇÃO
Com o aumento populacional, faz necessário também o aumento da produção de alimentos. Devido a isso, o valor desses alimentos vem aumentando constantemente. Uma das maneiras do consumidor não sofrer com esse aumento é cultivando em pequenas quantidades, consumindo produtos frescos e saudáveis. (não gostei)
Em uma estufa de plantas é possível criar um ambiente ideal para o cultivo de plantas, sendo vegetais ou plantas ornamentais, mas para isso certas variáveis devem ser levadas em consideração, como a temperatura e a umidade. (não gostei)
A automação é um conceito amplo e envolve inúmeras áreas do conhecimento. Usando como base a eletrônica e a programação de microcontroladores, o presente trabalho é relevante, pois poderá ser aproveitado de maneira prática para a automação de uma estufa para plantas.(não gostei)
O principal objetivo deste trabalho, diferente de Cansado (CANSADO, 2003) que propõe uma idéia em grande escala, é propor um sistema que possa ser aplicado em pequenas estufas de plantas, seja em pequenas empresas ou até mesmo cultivo na residência de seus consumidores, com materiais que podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas. (gostei)
Pretende-se com esse projeto fazer a leitura das variáveis temperatura e umidade e utilizar o processo de irrigação por nebulização, dessa forma evitando a necessidade da presença humana nesse processo.
Idéia geral (não a minha)
Implementação de terceiros
Problema – motivação
Justificar
Objetivos
Prévia dos