Espectro Infravermelho
ESPECTRO INFRAVERMELHO
ESPECTRO INFRAVERMELHO
Relatório de aula apresentado à disciplina de Química Orgânica Experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Prof.ª
1 INTRODUÇÃO
A espectrometria designa métodos analíticos, onde se estuda a interação de radiações eletromagnéticas com as moléculas. A ligação de dois átomos em moléculas envolve diferentes tipos de energia, tais como translacional, vibracional e eletrônica. No caso da espectrometria de infravermelho, esta tem por base os movimentos relativos dos átomos numa molécula, ou seja, suas vibrações. Assim esta espectrometria detecta a radiação que é absorvida pelas ligações vibracionais moleculares.
No espectro eletromagnético a região do infravermelho encontra-se entre as gamas do visível e as micro-ondas, e subdivide-se em infravermelhos próximos (4000 – 12500 cm-1), médios (400 – 4000 cm-1) e longínquos (10 – 400 cm-1). Assim, a região espectral do infravermelho próximo compreende o intervalo entre os 800 e os 2500 nm, para leituras em comprimento de onda, equivale a 4000 – 12500 cm-1 para leituras em números de onda.
Para a discriminação e estudo de determinados ativos utilizando-se técnicas de Sensoriamento Remoto é imprescindível à utilização da banda do infravermelho próximo. Conforme Jensen (2000), a banda do infravermelho próximo é responsável pelo registro de energia refletida devido à porção da biomassa de vegetação presente, é útil para a identificação da cultura e realça o contraste entre cultura/solo e terra/água.
Alguns tipos de radiação utilizada na indústria, como a corrente elétrica é utilizada para provocar transformações de pouca importância. A vantagem em utilizá-la é a velocidade e uniformidade com que é aquecido o líquido (pasteurização do leite sob-baixa frequência, sucos de frutas).
Os alimentos irradiados se particularizam por serem conservados através de radiações