Relatório 2 -TA322 - CLASSIFICAÇÃO DE MATÉRIA PRIMA E DESCASCAMENTO
1333 palavras
6 páginas
Universidade Estadual de CampinasFaculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)
Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA)
TA322
Turma
Classificação de matéria prima e descascamento
Professor Flavio Schimidt
Campinas, 23 de outubro de 2014
Introdução
Para a indústria alimentícia quanto maior o rendimento de sua produção, melhor. Porém uma grande produção sem qualidade também não é beneficio. Cascas, sementes e talos em sua maioria não agregam valor ao produto e precisam ser separados.
Por essas razões, analisar e classificar a matéria prima pelo seu tamanho, forma, rigidez e estado de maturação são extremamente importantes, para que o melhor método de descascamento seja empregado, diminuindo assim a perda residual de matéria prima, bem como otimizando a produção e o material a ser processado. Também é necessário levar em conta qual o produto final que se deseja produzir, focando-se assim na matéria prima realmente necessária para seu produto. Os mais belos frutos nem sempre são os melhores para determinados fins.
Objetivos
Determinar o melhor método de descascamento do tomate, em escala industrial. Analisar qual método – descascamento físico, químico ou mecânico – resulta em menor perda (calcular essa perda (%)) e dano ao produto analisado. Avaliar também a facilidade de remover a pele/casca em cada um dos procedimentos. Por fim, comparar os resultados obtidos pelos outros grupos, considerando os produtos analisados por cada um, sendo eles batata e cenoura.
Materiais e Métodos
Materiais: A matéria prima utilizada foi o tomate. Os materiais utilizados foram escumadeira; água fervente; bacia; solução de NaOH; descascador abrasivo e balança eletrônica.
Metodos: Foram utilizados três métodos para o descascamento do produto. Todos os tomates foram lavados e higienizados em máquina especifica antes dos processos.
Antes de iniciar os métodos