Origem, Inserção e Ação
Nome: M.Trapézio
Origem: Escama occipital entre as linhas nucal superior e suprema. Processos espinhosos das vertebras cervicais (Lig.da nuca), processo espinhoso de todas as vertebras torácicas; espelho tendíneo na região dos Procs.espinhoso inferiores das vertebras cervicais e superiores das vertebras torácicas.
Inserção: Terço acromial da clavícula acrômio. Espinha da escapula (bordas superior e inferior).
Função: As fibras superiores levantam a escapula, as inferiores a abaixam, as fibras médias puxam a escapula em direção á coluna vertebral. As fibras superiores rodam a escapula(para levantar o braço acima do horizontal), as fibras que correm do occipital viram a cabeça para o lado oposto; as fibras inferiores giram o ângulo inferior da escapula em direção medial; a porção clavicular levanta a clavícula (inspiração). O musculo raramente age em sua totalidade, suas partes agem, quase sempre, em conjunto com outros músculos.
Nome: M.Latíssimo dorsal
Origem: Processos espinhosos das seis vertebras torácicas inferiores, das vertebras lombares, da face dorsal do sacro, do lábio externo da crista ilíaca, através da interposição da fascia toracolombar, dentes acessórios (carnosos) das 3-4 costelas inferiores (frequentemente um digitação escapular do ângulo inferior da escapula ); origem em largo tendão.
Inserção: Por um tendão achatado, que se espirala ao redor do M.redondo maior, na crista do tubérculo menor (úmero) entre ambos; bolsa subtendínea do M.latissimo do dorso.
Função: Aduz o braço, abaixa o braço levantado, puxa-o em direção dorsal, gira-o em direção medial; age sobretudo com os músculos do ombro e do tórax. Além destas possibilidades de ação na articulação do ombro, ele abaixa o cíngulo peitoral e puxa o ombro para trás.
Nome: M.ronbóide maior
Origem: Processos espinhosos das quatro vertebras torácicas superiores.
Inserção: Margem medial da escapula