Meus arquivos
WAGNER LUCAS BARBOSA GOMES
MARCELLO CARVALHÊDO KOVALSKI
THIAGO MARTINS
RESSALTO HIDRÁULICO
RELATÓRIO 02
BRASÍLIA, 2013
RESSALTO HIDRÁULICO
RELATÓRIO 02
Relatório apresentado como Conceito de Avaliação Parcial em Hidráulica.
Professor: Davi Tadeu Borges Marwell
BRASÍLIA, 2013
1. INTRODUÇÃO
O ensaio que será analisado neste relatório é referente ao Ressalto Hidráulico ou Salto Hidráulico e consiste em recriar este fenômeno em condições ideias de laboratório para maior compreensão de suas características em escala funcional.
Neste ensaio, o objetivo principal é analisar os aspectos, práticos e teóricos, do escoamento em um canal no qual ocorre um ressalto hidráulico, para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos secundários:
* Determinar a vazão no canal retangular pelo método volumétrico; * Determinar a vazão no canal por meio da medida da carga “H” do vertedor retangular; * Determinar o coeficiente de descarga do vertedor triangular; * Comparar todos os valores experimentais encontrados com os seus respectivos valores teóricos; * Discutir os principais erros experimentais.
Obs.: Este ensaio foi realizado no laboratório de hidráulica do UniCeub (910 Norte – Brasília/DF).
2. REVISÃO TEÓRICA
O Ressalto Hidráulico ou Salto Hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou supercrítico para um escoamento fluvial ou subcrítico. O escoamento é caracterizado por uma elevação brusca no nível d’água, sobre uma distância curta, acompanhada de uma instabilidade na superfície com ondulações e entrada de ar do ambiente e por uma consequente perda de energia em forma de grande turbulência.
O ressalto ocupa uma posição fixa em um leito uniforme, desde que o regime seja permanente, e pode ser considerado com uma